Andre Fucs aborda em seu
blog a conhecida declaração do Marcus Ranum sobre recomeçar a Internet do zero. Eu acho que o Ranum até certo ponto está correto, pois algumas das tecnologias que sustentam a internet são estruturamente vulneráveis a décadas nem por isso essa situação se corrige. Para citar alguns exemplos temos:
SMTP
O Protocolo SMTP é provavelmente o principal motivo do sucesso da internet, a meu ver sua importância supera até mesmo advento da dupla HTTP/HTML. O problema é que o SMTP tem uma série de limitações como:
- Não possui um sistema eficiente de não repúdio;
- Desperdiça um 1/8 da banda quando associado com o MIME;
- Muito vulnerável a spoofing;
- Não possui um sistema eficiente de confirmação de entrega;
TCP/IP
O Internet Protocol é, desde sua criação, vulnerável a spoofing e a sniffing. Já o TCP é muito vulnerável a ataques de DoS. Sobre o IP spoofing, o principal culpado são os ISPs e não o protocolo em si.
Estações
A plataforma Windows tem 21 anos e até hoje não conseguiu fazer que o usuário utilizasse sua estação com privilégios de não-administrador. O Windows Vista promete corrigir isso, se acontecer será uma grande evolução.
Os exemplos acima são padrões de fato. Todos tem extenções ou alternativas mais seguras, contudo essa alternativas não são adotadas em larga escala. O mesmo ocorre com tecnologias não tão antigas como as aplicações web, soluções VoIP, redes wireless, navegadores web, etc., que também sugiram e se disseminaram com problemas de segurança para depois tentarem ser corrigidos.
Reconstruir a internet não é factível, porem algumas de suas tecnologias a anos precisam de uma reforma completa.
Marcadores: BombaDeFumaça
postado por Gustavo Araujo Bittencourt #
8:16 AM