Eu utilizo algumas analogias para estas definições. Começando pelas definições de positivo ou negativo:
- Quando se faz um exame de HIV, o resultado do exame é positivo (se o exame indicar que o indivíduo é portador do HIV) ou negativo (se o exame indicar que o indivíduo é não portador do HIV).
- Quando se realiza uma identificação biométrica, esta identificação pode ser positiva (se a biometria identificou o indivíduo) ou negativa (se a biometria não identificou o indivíduo).
Extendendo para
falso-positivo:
- Quando o resultado do exame de HIV é positivo, este resultado pode ser verdadeiro (se o indivíduo é realmente portador do HIV) ou falso (se, apesar do exame positivo, o indivíduo não é portador do HIV).
- Quando a identificação biométrica é positiva, este resultado pode ser verdadeiro (se o indivíduo é realmente quem a biometria identificou) ou falso (se, apesar da biometria identificar o indivíduo, esta identificação está errada).
E finalmente para
falso-negativo:
- Quando o resultado do exame de HIV é negativo, este resultado pode ser verdadeiro (se o indivíduo não é portador do HIV) ou falso (se, apesar do exame negativo, o indivíduo é portador do HIV).
- Quando a identificação biométrica é negativa, este resultado pode ser verdadeiro (se o indivíduo não faz parte da base de dados biométrica) ou falso (se, apesar do indivíduo estar na base de dados biométrica, a biometria não conseguiu identificá-lo).
Marcadores: Definição
postado por Gustavo Araujo Bittencourt #
10:12 AM